Os jogos de grupo são parte integrante de uma boa animação infantil.
Porquê?
Os jogos têm duas vertentes:
* Veículos enriquecedores das interações humanas, permitindo à criança conhecer-se e conhecer o próximo, a respeitar as regras, praticar a cooperação, desenvolver a imaginação e a criatividade e a relação com os outros.
Aprendendo de uma forma mais natural e simples a criar, pensar, resolver problemas, ajudar. Contribuindo para a criação e desenvolvimento da sua auto-estima e da sua capacidade de analisar, refletir e daí fazer as suas escolhas.
Segundo Tizuko Kishimoto, grande especialista na área infantil ,que explica a importância do jogo, vinculando-o ao sonho, pensamento, imaginação e ao símbolismo.
Onde a capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, jogar e imaginar com a realidade, fundamental para uma nova pedagogia da criança.
* São ferramentas que contribuem no desenvolvimento e formação, corporal, afetivo e cognitivo. Desenvolvendo a capacidade motora e a agilidade e uma boa forma de gastar energias
É uma necessidade da criança o gasto de energia e fazê-lo de uma forma saudável e feliz. Não há nada de errado numa criança que tem muita energia, ou que é demasiado agitada.
Faz parte do crescimento, desenvolvimento e necessidade de descobrir o mundo.
E é um prazer para nós Adultos fazer parte dessa descoberta de si própria e do mundo .
Os nossos jogos, normalmente presentes em qualquer das animações infantis escolhidas ou tipo de evento, são acentes nesses factores, finalizando com a personalização e adaptação ao carácter do grupo infantil,de forma a conduzir a interação entre eles, uns que já se conhecem, outros que se conheceram no momento.
Proporcionado que criem ligações de uma forma mais fácil, quebrando a vergonha inicial e incentivando o espirito de cooperação através de jogos muito divertidos que escolhemos em conjunto.